21 DE ABRIL MORTE DO PRESIDENTE TANCREDO NEVES

Tancredo Neves - (1910-1985)
No dia 21 de abril de 1985, quando a Nação lembrava o enforcamento do Mártir da Independência - "O Tiradentes", a notícia do falecimento de outro brasileiro ilustre era anunciada: "Morre, às vésperas da posse, o presidente da República, Tancredo de Almeida Neves".
A partir de então, o País acalenta as lembranças do político que possuiu o mais formidável currículo que um homem público poderia ter: vereador, deputado federal, ministro da Justiça, primeiro-ministro, senador, governador e presidente da República.
O Articulador da Nova República, como passou a ser chamado, era um mestre na arte da conciliação.
Tancredo é lembrado como hábil negociador da transição do regime de exceção, em vigor a mais de 20 anos no País, para um sistema livre e democrático. Homem com trânsito e confiabilidade das correntes divergentes politicamente, coube a ele ser o costureiro das sutilezas, evitar os revanchismos, inibir os excessos de ambos os lados, afastar as radicalizações para congregar estas forças e convencer os seus representantes a permanecerem unidos na votação do, até então em vigor, Colégio Eleitoral, para a vitória final. Esta hábil articulação foi, sem dúvida, a parte mais brilhante da sua vida política.

Tancredo Neves foi um marco na solidificação das instituições da democracia brasileira, e o Panteão da Pátria, com seu nome, procura manter viva a chama dos ideais da liberdade.

Nascido em São João Del Rei, no dia 04 de março de 1910, Tancredo participou ativamente da política nacional durante quase 50 anos, dos quais 22 deles vividos em Brasília.

Nenhum comentário: